Notícias

15 dicas essenciais para se tornar um músico de sucesso!
16/03/2017

AnnMarie trabalha na fábrica da Zildjian® desde 1987 e ao longo dos anos passou por diversas áreas como Comercial, Administradora de Website, Gerente de criação, Midia Social e Gerente de Conteúdo. Recentemente, participou de uma masterclass com o percussionista Damon Grant. Foram tantas dicas ali exploradas que ela resolveu compartilhar essa magnifica experiência através do Blog da Zildjian®, confira:

"Eu não conhecia Damon, mas fiquei impressionada que logo após sua apresentação fui conhecê-lo e pedir permissão para publicar aquelas valiosas dicas de como ter sucesso na sua vida profissional. Com trabalhos relevantes em Nova York, Damon já se apresentou com artistas como Madonna e Stefon Harris (com duas apresentações durante os jogos Olímpicos de Verão). Logo após se formar na faculdade, Damon começou a trabalhar como percussionista e baterista profissional e sua vivência e prática diária o ensinou muita coisa, que agora ele divide conosco."

- AnnMarie

A lista a seguir foi elaborada por AnnMarie de acordo com sua experiência, e não se encontra em ordem de prioridade, mas todas as dicas aqui são consideradas importantes!

1) Divirta-se e sorria! Todos nós gostamos de estar perto de pessoas alegres.

2) Lembre-se sempre dos nomes das pessoas. É muito importante chamar pelo nome correto, faça as pessoas se sentirem valiosas, olhando nos olhos quando estiverem conversando. Trate todos com respeito, afinal de contas, você também poderá passar por uma situação semelhante.

3) Mantenha-se ativo em redes sociais. Quando se está fora da vista, consequentemente não será lembrado. Acredite ou não, mas eu ainda mantenho contato com amigos do ensino médio e da faculdade.

4) Ensaiar é um luxo. Esse luxo é oferecido a você, aproveite ao máximo. Quando você está na escola, você está ensaiando o tempo todo (ensaiar é necessário) e quando você sair para o mundo real, você praticamente não ensaia. Isso não quer dizer que não aconteça, apenas acontece menos.

5) Não tenha medo do fracasso. Como tudo é tão instantâneo, não se deixe desanimar facilmente. Em uma boa quantidade de indivíduos bem-sucedidos podem não estar os mais talentosos para tocar o instrumento, mas ainda assim deve ter existido um mérito para acreditar que eles foram os mais determinados. E se eles cometerem erros, eles descobrirão muito rapidamente.

6) Cuide do seu corpo, ele também é o seu instrumento. Faça exames periodicamente.

7) Tenha pelo menos conhecimento básico de softwares de gravação. Isso pode variar de Pro Tools, Logic, ou Garage Band.

8) Aprenda a cantar. Ser capaz de cantar harmonias básicas ou mesmo "oooos" e "ahhhs", enquanto você toca seu instrumento, você terá mais chance de ser contratado, especialmente se for entre você ou outro grande músico mas que não canta nada.

9) Salve tudo, quantas vezes for necessário. Isto inclui documentos como contratos, música (cartas), livros didáticos e etc. Você pode fazer tudo isso em programas como Finale, Sibelius ou documento de Word. Eu gosto de me garantir sempre com peças de reposição para os meus instrumentos.

10) A mídia social é uma porta entre você e o resto do mundo. Certifique-se de que você está inserido em todas as mídias.

11) Nada dura para sempre. Todos os shows chegam ao fim por causa de uma ou outra circunstância. Um local se fecha, uma turnê termina, alguém sai, a banda se desfaz, alguém morre, você se cansa de tocar a mesma coisa, começa uma família, surgem outras opções de desempenho, etc. Não importa quão boas ou ruins coisas possam estar em uma situação, uma hora tudo acaba.

12) Estar fora do palco é tão importante (as vezes até mais) do que nele. Se você é um grande artista que sabe todas as notas e pode tocar cada inversão de cada acorde inventado com velocidade ardente, isso é ótimo. No entanto, isso pode ser um desastre se você não criativo fora do palco.

13) Chegar no horário marcado (ou antes), ensaiar sua música antes do show, se apresentar com trajes apropriados e tratar todos com gentiliza e respeito. Você ser um artista talentoso não substitui ser um grande ser humano.

14) Mantenha seus impostos em dia e tenha um advogado de sua confiança disponível para revisar seus contratos e documentos importantes.

15) Aprenda sobre o mundo dos negócios. A música é uma forma de arte, mas também deve ser encarada como um negócio. Você deve aprender como funciona as empresas de promoção, marketing, site, mídias sociais e leis específicas da indústria da música como royalties, sindicatos e licenciamento.

Damon Grant é artista profissional independente, recentemente gravou e lançou um álbum chamado "Prevailing Melodies", produzido por David Ryan Harris. O álbum apresenta Harris com outros artistas renomados mundialmente como: Morgan James, Marc Broussard, Zane Carney, Stephen Kellogg, J.J. Johnson e muitos outros. Ele também trabalhou com Madonna em 2012 no Super Bowl halftime show, MDNA tour e a gravação do DVD premiere em Nova York. Como músico acompanhante, Damon tem trabalhado com músicos do mundo inteiro, incluindo Eric Hutchinson, Javier Colón, Richie Flores, Horacio "El Negro" Hernández, Robby Ameen, The Original Parliament Funkadelic, Fred Wesley, George Porter JR., Stefon Harris e muitos outros.

Seu projeto Damon Grant, foi publicado nas revistas Modern Drummer e Latin Beat e sua performance pode ser visto no evento de abertura em 2012 da equipe Olímpica dos USA em  Londres. Ele foi um dos membros do corpo de tambor dos 10 cadetes do DCI World Champion em 1996 nos jogos Olímpicos de Verão de Atlanta. Damon também era um membro do grupo The Bomb Squad, que foi destaque na revista People como o ganhador do American Music Award. Foi membro original do elenco de Londres do show Blast! Sendo ganhador de dois prêmios Emmy e Tony Arward. Damon teve a sorte de estudar com a lenda musical Yusef Lateef e o mestre percussionista Giovanni Hidalgo. Atualmente ensina na Universidade de Massachusetts em Amherst com Thom Hannum. Recentemente, iniciou um podcast chamado "Discussões na Percussão" com outro percussionista (Marcos Torres), e quando está longe de um setup de bateria, procura se concentrar praticando mais em outras áreas da percussão.

- "Quinze dicas que aprendi depois da escola de música."
* As dicas de Damon Grant foram previamente publicadas pela revista americana Modern Drummer.

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Zildjian® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

19/04/2017: Dicas para a compra do prato ideal!

05/04/2017: Saiba o que rolou no workshop do Devon Taylor no Family Mob.

29/03/2017: Os Artistas Zildjian® que brilharam no Lollapalooza 2017.

22/03/2017: Workshops com artistas do cast Zildjian® do Brasil e EUA!

16/03/2017: 15 dicas essenciais para se tornar um músico de sucesso!

+ notícias