Notícias

O surgimento dos pratos HiHat, ou simplesmente chamado de Chimbal.
25/05/2016

A partir de hoje, iniciamos uma série sobre o surgimento do HiHat, ou popularmente também conhecido na linguagem nacional como: chimbal, chimbau, contratempo, xipô, chapéu, prato de choque, etc., mas que resume-se em um dos pratos mais populares (e para 99% dos bateristas: essenciais) do universo baterístico, e entre os principais modelos criados e apresentados ao mercado pela Zildjian®.

Foi em 1927, quando Avedis Zildjian III que já vivia nos Estados Unidos, recebeu uma carta de seu tio Aram dizendo que era sua vez de assumir os negócios da família na Turquia. Como Avedis era o próximo na linha direta de sucessão, ele disse que não queria retornar para a Turquia, mas que gostaria de mudar os negócios da família para a América. Então, Aram concordou em ajudar Avedis e a primeira fábrica de pratos nos EUA é estabelecida na cidade de Quincy, Massachusetts em 1929. Naquela mesma época acontecia a Grande Depressão, e com a baixa na demanda de pratos, Avedis rapidamente se tornou amigo de Ray Bauduc que tocava com Bob Crosby, Chick Webb, Papa Jo Jones (que ajudaram a remodelar o HiHat). Mas, foi com Gene Krupa que Avedis teve uma relação de trabalho mais próximo. Em muitas de suas visitas a fábrica, teve grandes idéias sobre novos pratos e como posiciona-los na bateria. Gene pediu a Avedis para desenvolver um prato mais fino que logo se tornaria popular causando um grande impacto no desenvolvimento de novos modelos na fábrica da Zildjian®.

Com a popularidade do HiHat aumentando entre os bateristas, Jo Jones adicionou-o em suas apresentações com sua banda (Count Basie). Mais tarde, Buddy Rich e Louie Bellson também contribuíram com Avedis dando sugestões no desenvolvimento dos tamanhos e sonoridade dos novos pratos.

O bumbo, a caixa e o HiHat compõem os elementos básicos em um kit de bateria. Com esses três juntos um baterista de nível avançado já faz milagres sonoros. O HiHat é caracterizado por possuir 2 pratos, e ficam um em cima do outro, sendo o de baixo geralmente mais pesado que o de cima. Há várias maneiras de tocar o HiHat, quanto mais próximo e firmes estiverem os 2 pratos, mais o som sairá algo como "chic-chic", obtendo uma sonoridade mais limpa. E quanto mais afastados um do outro mais proporcionará uma sonoridade mais suja. Tudo isso é controlado pelo pedal da máquina de chimbal.

Na década de 1960, A Zildjian® lançou a série "New Beat" HiHat, que foram inspirados por Louie Bellson. A combinação de um prato pesado embaixo e um médio em cima, resultou em agradável sonoridade e muita versatilidade. A partir daí, o prato New Beat tornou-se um item essencial em qualquer apresentação voltada aos bateristas.

No final da década de 70, a Zildjian® introduziu ao mercado os pratos Quick Beat Hi Hats de 14" e 15". O prato de baixo (Bottom) do chimbal (HiHat), possui quatro furos feitos de maneira simétrica que permitem que o ar escape para fora quando esse é fechado, possibilitando uma sonoridade de "chick" muito mais consistente e oferecendo notas mais claras e rápidas. Os pratos da série Quick Beat são um pouco mais pesados do que os modelos da linha New Beat. A inconfundível sonoridade de chimbal na lendária música de Michael Jackson, "Rock With You" do álbum "Off The Wall", fora gravada com um Quick Beat de 15", entre 78'-79'. O Quick Beat é mais um de nossos modelos exclusivos e patenteados pela Zildjian®, e sua tecnologia tem sido continuamente aplicada e popularizada, criando muitos outros de nossos aclamados modelos de pratos.

O prato K/Z foi apresentando durante o Zildjian® Day, em sua primeira edição no ano de 1986. O prato superior (K) tem espessura e peso médio, já o inferior é extra-pesado modelo Z Dyno Beat. A mistura da sonoridade dark do K com o brilho e super volume do Z Dyno formou um par com sonoridade tecnicamente perfeita e equilibrada. O som de pisada é definido de forma acentuada e claro. Aberto o som é encorpado e cheio, com ótimo volume.

Para manter o elevado padrão de qualidade no desenvolvimento de novos pratos, a Zildjian® está sempre em busca de novas parcerias com os mais renomados artistas que fizeram e fazem história no mundo da música.

E fique ligado, na próxima semana daremos sequência nessa série sobre a origem do Chimbal, abordando outros modelos de HiHats criados pela Zildjian®...

Saiba onde encontrar os modelos de pratos Zildjian®, consulte nossa lista de revendas oficiais Zildjian® e credenciadas pela Pride Music em todo o Brasil, escolha a mais próxima de você ou de sua predileção, e faça o seu test-drive!

Para mais informações sobre toda a linha de pratos e acessórios Zildjian® disponível ao nosso mercado, acesse o site oficial da Zildjian® no Brasil exclusivo em português.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

14/11/2017: Zildjian® Low Volume L80 nas escolas!

06/11/2017: Um especial Zildjian® celebrando os 100 anos de Buddy Rich!

18/10/2017: As novidades que a Zildjian® apresentou na Expomusic 2017!

02/10/2017: A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!

20/09/2017: Conheça os novos Kits da Zildjian® para: Rock, Country, Gospel e Worship.

+ notícias