Notícias

Saiba quais são as famílias Zildjian® fabricadas a partir do Bronze.
14/04/2016

O Bronze é forjado pela humanidade desde 3.300 a.c. e marca a saída da civilização da idade da pedra para a idade do bronze. Durante a idade média, foi na Constantinopla Antiga (hoje Istambul, Turquia), que se desenvolveu a arte de forjar Bronze com excelência. Foi em Constantinopla Antiga e neste cenário que há 393 anos surgiu a Zildjian®, em 1623. Nesta época, Constantinopla já era a capital do império Otomano (1299 - 1923) e muito do seu sucesso é creditado ao poder de seus armamentos de metais. Nos anos de 1600, 1700 e 1800 a Zildjian® fabricou artefatos que criavam sons ruidosos e amedrontavam os inimigos do império. A partir de 1900, iniciou a produção de pratos e congos, já em liga B20.

Com o final do Império Otomano em 1923, a família Zildjian, de origem Armênia se mudou para os Estados Unidos e fundou a Zildjian® US em 1928. Atualmente existem cerca de 10 fábricas de pratos turcos que se apropriaram da "magia" da história e da expertise em forjar bronze na região. De imediato, pode-se afirmar com 100% de razão de que nenhum deles possui a qualidade e a técnica de produção de um prato Zildjian®.

As ligas de Bronze são obtidas pela mistura do Cobre e Estanho e o processo de acabamento dos pratos foi sendo aperfeiçoado ao longo dos séculos. Cada prato é um modelo individual criado a partir da fórmula secreta que a Zidjian® desenvolveu e o que varia de uma liga para outra é a proporção da quantidade destes metais, obtendo-se ligas mais duráveis e com resposta sonora distinta. Durante o processo de fabricação, o prato é moldado a partir de um único bloco de bronze que é sucessivamente aquecido e prensado várias vezes. Este processo reorganiza as moléculas da liga e dá muito mais resistência ao prato. Após a prensagem, cada prato é torneado e martelado à mão antes do polimento e cada uma destas ligas lhe proporcionará um som único e com identidade especifica.

Por décadas a Zildjian® tem sido reconhecida pela qualidade de seus pratos e timbres, sendo usada pelos quatro cantos do mundo por bateristas dos mais diversos estilos.

Confira as linhas que possuem bronze e alguns artistas que fazem parte dessa história:

B8: Bronze com 92% de Cobre e 8% de Estanho:

ZBT Series: Zildjian® Bronze Technology. Pratos muito musicais com martelamento pneumático, tradicional sonoridade B8, excelente durabilidade e ótimo custo.


B12: Bronze com 88% de Cobre e 12% de Estanho:

ZHT Series: A melhor e mais musical série em sua categoria. Pratos adequados para todos os estilos e níveis de exigência. Possuem uma excelente qualidade e durabilidade, custando a METADE do preço de um prato da tradicional linha A.


B15: Bronze com 85% de Cobre e 15% de Estanho:

Project 391 Series: Cuja proposta é oferecer mais consistência com a máxima projeção de som. Um processo de torneamento em duas etapas dá um acabamento único em sua superfície, e que lhe dá uma aparência visual tão prazerosa como sua agradável sonoridade. Project 391: do Zildjian® Sound Lab diretamente para a sua bateria!


B20: Bronze com 80% de Cobre, 20% de Estanho e traços de Prata:

A Series: A série original Zildjian® que continua fazendo história na música. Com mais tamanhos e medidas que qualquer outra série. São os pratos mais populares e versáteis do mundo.
Artistas que usam: Taylor Hawkins, John Riley, Kenny Aronoff, Travis Barker, John Tempesta...

A Custom: Uma expressão sofisticada dos sons clássicos A Zildjian®. São pratos mais leves, feitos com técnica de martelamento giratório, radicalmente inovadora (pequenos pesos de metal ), criando um som excepcionalmente rápido, brilhante e puro. Um clássico moderno. Desenvolvido em parceria com o baterista Vinnie Colaiuta, são pratos muito versáteis e musicais.
Artistas que usam: Lars Ulrich, Aaron Spears, Pete Erskine, Gregg Bissonette, Brooks Wackerman...

K Series: Som que nunca perde o estilo. Lendário, com tonalidades fechadas, secas e complexas. Um trabalho de martelamento elaborado e extenso de nossa liga, resultando em um prato que pode tanto ser extremamente intenso e ao mesmo tempo muito melodioso.
Artistas que usam: Matt Sorum, Gary Hunsband, Steve Gadd, Mike Fuentes, Gavin Harrison...

K Custom: Antiga tradição. Nova atitude. Uma expressão moderna do lendário som K Zildjian®. Criado através de uma mistura de técnicas tradicionais e modernas de martelamento, produzindo um som mais seco, realçando o caráter K de cada prato.
Artistas que usam: Pat Petrillo, Russ Miller, Terri Lyne Carrington, Antonio Sanchez, Marco Minnemann...

Kerope: Os pratos Kerope são produzidos a mão e de forma artesanal, seguindo um processo de 14 passos que reúne o melhor dos nossos 390 anos de experiência na fabricação de pratos, fazendo com que eles soem conforme seu visual: Ricos, dark e versáteis. São produzidos a partir dos modelos clássicos dos anos 50 e 60 e possuem uma sonoridade que se encaixa perfeitamente na música atual.
Artistas que usam: Ash Soan, Steve Smith, Will Kennedy, Mark Colenburg, Steve Fidyk...

Constantinople: O lendário K Constantinople é o ápice da linha de pratos Zildjian®, conhecida pela sua qualidade de som perfeitamente harmonizada. Sua complexa técnica de martelamento contribui aos pratos uma identidade sonora única e tons "darks" que ao mesmo tempo podem ser cortantes e suaves. Baseando-se em técnicas aperfeiçoadas pelo Zildjian® Sound Lab, os pratos K Constantinople podem variar de sutis a explosivos.
Artistas que usam: Peter Cater, Neil Percy, Ringo Starr, Elvin Jones, Ronnie Vannucci Jr...

Effects: Pratos e efeitos com projeto exclusivo, cada qual com sonoridade inovadora e única. Acrescentam personalidade e variedade a qualquer configuração.
Artistas que usam: Casey Cooper, Shaun Foist, Carl Allen, Jay Weinberg, Eric Choi...

Saiba onde encontrar os modelos de pratos Zildjian®, consulte nossa lista de revendas oficiais Zildjian® e credenciadas pela Pride Music em todo o Brasil, escolha a mais próxima de você ou de sua predileção, e faça o seu test-drive!

Para mais informações sobre toda a linha de pratos e acessórios Zildjian® disponível ao nosso mercado, acesse o site oficial da Zildjian® no Brasil exclusivo em português.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

14/11/2017: Zildjian® Low Volume L80 nas escolas!

06/11/2017: Um especial Zildjian® celebrando os 100 anos de Buddy Rich!

18/10/2017: As novidades que a Zildjian® apresentou na Expomusic 2017!

02/10/2017: A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!

20/09/2017: Conheça os novos Kits da Zildjian® para: Rock, Country, Gospel e Worship.

+ notícias