Notícias

Saiba mais sobre quem brilhou no Zildjian® CAMP: Cláudio Infante!
18/11/2015

Uma das principais atrações do Zildjian® CAMP 2015, o Artista e Endorser Zildjian® Cláudio Infante, certamente é um daqueles casos que dispensaria apresentações e comentários, tamanha é sua história e relevância no cenário nacional... Pois bem, mas não nesse momento, afinal hoje estamos aqui para falar um pouco dele e ilustrar uma breve noção de como foi sua participação no evento:

Após o término do "Mesa Redonda" de bateras - considerado um dos pontos alto do evento - onde 8 nomes da bateria e endorsers do time de artistas da Zildjian® (Jorge GomesJean Dolabella, Cláudio InfanteIgor Willcox, Marco da CostaJunior VargasCristiano GalvãoGiba Favery) protagonizaram uma espécie de "se vira nos 30" realizando breves performances, seguido de um agradável bate-papo sobre suas experiências, histórias e influências, entre outras coisas... Foi a vez dele, Cláudio tomar o palco e saciar a curiosidade daqueles que ansiavam em conhecer e entender os motivos pelo qual Infante é aclamado como um dos maiores nomes do universo baterístico e musical... E como todo espetáculo que se preze tem que ter um "gran finale", e com a missão de encerrar o evento nada mais adequado do que um Workshow dele!

E assim, os presentes testemunharam uma sessão de notas aplicadas com mestria, através de um poder de precisão massivo com muito groove e swingue, aliado a uma pegada impressionantemente monstruosa. A bagagem de Cláudio Infante já diz muito e por si só, mas é muito satisfatório para nós poder trabalhar e ao mesmo tempo presenciar ali e ao vivo, a proeza e a arte do que músicos como ele é capaz! Só vendo e vivendo mesmo para entender exatamente do que estamos falando... Ah, e o melhor: ele é Brazuca, gente da gente! Ou seja, não é preciso apenas ficar importando ou pegando carona nas referências dos trabalhos de artistas internacionais. Não desmerecendo-os, longe disso... é claro! Mas eis a prova de que todos nós somos capaz: aqui está Cláudio Infante, assim como Igor WillcoxGiba FaveryJunior Vargas e todos os demais endorsers do nossos time de artistas nacionais da Zildjian® Brasil transformando o que a batalha, estudo, persistência, superação e principalmente talento, em resultados e realidade!

O Zildjian® CAMP 2015, nas palavras de Cláudio Infante:

"O evento Zildjian® Camp no meu entender foi perfeito desde a minha chegada, com a atenção de todos em relação ao rider que mandei de pratos, bateria e percussões, ao cuidado na passagem do som, e na logística de alternância das baterias, já que seria um evento com várias trocas de palco.

Já na abertura, durante a dissertação e aula do Junior Vargas sobre a história da família Zildjian®, em ordem cronológica desde 1618, e o detalhamento sobre cada linha de pratos da marca, além do depoimento pessoal da sua relação com esse sonho comum a todos nós de "um dia obter um prato Zildjian®" foi tudo comovente e fez a ele e muitos de nós chegarmos às lágrimas de canto de olho.

Dito isso, hora do som rolar com as apresentações do Giba, um Lorde, um cara com um enorme talento, humildade e generosidade compatíveis com esse talento, falou sobre os caminhos e direcionamentos da nossa profissão e ainda apresentou seu pupilo Raone, que mandou ver em 2 salsas complexas.

A apresentação do Igor Wilcox trio, outro talentosíssimo batera, nos brindou com um repertório espontâneo, solto e ao mesmo tempo com um conceito, que flerta com abordagens modernas, com conduções que misturam jazz com drum&bass, ao meu ver ele pegou o melhor de caras como Jojo Mayer e Mark Giuliana colocou em um liquidificador com muita brasilidade e saiu um extrato interessantíssimo, com uma técnica super apurada pra reproduzir as idéias que nitidamente iam surgindo na hora.

O Junior Vargas trio, buscou inspiração em uma fonte riquíssima para os amantes do Jazz das décadas de 70 e 80, com temas de Weather Report e Don Grolnick., nos quais ele desfilou uma variedade de conduções e improvisos com maestria, super bem acompanhado.

A mesa redonda com os ilustres amigos Jean Dolabela, Christiano Galvão, Jorge Gomes, Giba Favery, Igor Wilcox, Marco da Costa e Junior Vargas foi deliciosa, não dava vontade de parar nunca, os assuntos fluíram, e as perguntas provocaram muitas considerações super proveitosas pra todos nós da mesa e da platéia.

E eu ainda tinha a super prazerosa tarefa de encerrar a tarde/noite com uma apresentação, onde apresentei temas do meu cd Play along, mas também quis trazer outras músicas que me inspiram, e que gostaria que tocassem o coração das pessoas que não as conheciam.

Me senti muito bem acolhido por todos, os companheiros do evento que me incentivavam e uma platéia super calorosa que veio fotografar e levar uma lembrança, um cd, um autógrafo, o que eu poderia pedir mais??? Obrigadíssimo pelo convite, me sinto super honrado de ter participado do primeiro e adorarei prestigiar os próximos."

Confira no vídeo abaixo, um trecho da participação do Cláudio Infante no Zildjian® CAMP 2015:

Cláudio Infante começou a desenvolver seus estudos de bateria aos 7 anos, realizando como artista a sua primeira tour aos EUA com apenas 10 anos de idade, ao lado de músicos consagrados na MPB como Claudio Nucci e Zé Renato (Boca Livre).

Desde então, nesses 40 anos de carreira, e com uma extensa lista de participações em shows e discos de artistas nacionai, vem gravando e tocando em turnês ao lados de nomes como Djavan, Ivan Lins, Gal Costa, Lulu Santos, Rita Lee, Luis Melodia, Cazuza, Alceu Valença, Gilberto Gil, LobãoNey Matogrosso, Marina, Simone, Milton Nascimento, Marisa Monte, Ed Motta, Kid Abelha (grupo que lhe rendeu 3 discos de ouro), João Donato, Toninho Horta, Emílo Santiago, Jorge Vercillo, Leo Gandelman, Rio Jazz Orchestra, Marcio Montarroyos, Taryn, e tem também participação em projetos internacionais com BB King, Sheila E. e Billy Cobham.

Cláudio é o baterista de inúmeros sucessos da MPB podendo citar "Oceano" de Djavan, "Amor e Sexo" de Rita Lee, "Amanhã é 23" do Kid Abelha... Infante também produz o trabalho de Jazz & Blues ao lado da esposa, Taryn Szpilman. Ministra workshops e shows instrumentais por todo Brasil e exterior, e é patrocinado pelas maiores marcas mundiais de bateria e percussão no mundo.

Cláudio é citado inúmeras vezes na biografia de Lobão, definitivamente um artista importante na história e construção da MPB, e também citado por Rita Lee como o "Maior Baterista do Brasil" em seu DVD "Ao Vivo MTV" (2004).

O baterista brasileiro Cláudio Infante é citado pela revista norte americana Modern Drummer, como o mais completo do Brasil na atualidade.

Devido a sua vasta experiência em estúdio e seu envolvimento com a música instrumental desde o começo dos anos 80, Cláudio vem recebendo diversos convites para workshops, produção de discos de outros artistas e trilhas sonoras para canais de TV como o Sportv da Globosat.

Seus shows vêm atraindo cada vez um maior numero de espectadores desde o lançamento de seu primeiro álbum solo INFANTE de 1997 e agora com o lançamento do mais recente trabalho TEMPO, que conta com a participação de grandes músicos, seus amigos de jornada como Arthur Maia, Léo Gandelman, Ricardo Silveira, Márcio Montarroyos, entre outros.

Links sobre Cláudio Infante:

Cláudio Infante é Endorser Zildjian® desde 1997, ano em que ele fez a sua primeira visita à fábrica nos EUA foi e entrou oficialmente para o time de artistas da secular e mais amada marca de pratos de todos os tempos.

Seu setup é configurado em 3 maneiras deiferentes em cima de uma espinha dorsal determinante que sofre pequenas alterações de acordo com as necessidades musicais., são eles:

- SETUP 1 - este fica constantemente no caminhão das turnês do Jorge Vercillo desde 2008 , tanto para seus shows como gravações e vou assinalar as alterações:

  • HiHat K Z 13";
  • HiHat Oriental Trash Hat 12"/14";
  • A Custom Projection Crash 16";
  • A Custom Crash 14";
  • K Dark Custom Ride 21";
  • Paper Thin Crash 18";
  • Nas gravações adiciono um A Custom splash 8" e um Swish com 6 rebites 20".

- SETUP 2 -Trabalhos com a Rio Jazz Orchestra, com Taryn Szpilman e propostas jazzísticas:

  • HiHat KZ 13" para a Big Band devido ao seu volume que é escutado por todos nas marcações nos tempos 2 e 4 ou HiHat K Custom Hybrid 13" para conjuntos menores e gravações nesse perfil;
  • K Dark Custom Crash 15";
  • K Dark Custom Crash 17";
  • K Dark Custom Dry Ride 21";
  • A Custom Sizzle ride 20";
  • A Custom Swish com rebites 20".

- SETUP 3 - Este para meus workshops, gravações, show do meu trabalho solo e trabalhos com perfil MPB/POP e Rock , assinalarei as alterações seguindo os estilos:

  • HiHat K Custom Hibrid 13";
  • HiHat Oriental Trash Hat 12"/14";
  • HiHat Special recording 10" remote;
  • A Custom Crash 16";
  • A Custom Crash 17";
  • A Splash 10";
  • K Dark Custom crash 17";
  • A Custom Swish com rebites 20";
  • K Custom Hybrid ride 21" - esse tem sido meu Ride principal, porém abaixo duas possibilidades;
  • A Custom Sizzle ride 20" (em caso de baladas);
  • Z Custom Mega Bell ride 21" (em caso de canções com perfil New Metal, Rock ou que precisem extrema definição de Ride);
  • A Medium ride 22" de 1964 - para Pop, Disco, 70's, Motown etc...

E abaixo você confere a participação de Cláudio Infante na série especial "Artists Set-Up", produzida pela Zildjian® Brasil:

Para mais informações sobre toda a linha de pratos e acessórios Zildjian® disponível ao nosso mercado, acesse o site oficial da Zildjian® no Brasil exclusivo em português.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

14/11/2017: Zildjian® Low Volume L80 nas escolas!

06/11/2017: Um especial Zildjian® celebrando os 100 anos de Buddy Rich!

18/10/2017: As novidades que a Zildjian® apresentou na Expomusic 2017!

02/10/2017: A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!

20/09/2017: Conheça os novos Kits da Zildjian® para: Rock, Country, Gospel e Worship.

+ notícias