Notícias

20 dicas para microfonação dos Pratos ao vivo!
28/08/2015

Você gastou uma tonelada de tempo e dinheiro selecionando os pratos perfeitos para o seu setup; e agora você precisa se certificar de que eles serão ouvidos na melhor maneira possível! Aqui estão 20 dicas para microfonar seus pratos nas performances ao vivo, a partir do nosso time de Artistas Zildjian®.

1. Roberto Gualdi - Itália, Independente
Não coloque os pratos muito perto de toms ou da caixa, ou você terá som dos Ataques saindo por todos microfones.

2. Lucas van Merwijk - Alemanha, Independente
Para som aberto mais "Jazzy" eu gosto de colocá-los um pouco mais altos, quase na altura dos meus ouvidos. Se todo o kit microfonado está próximo, eu ponho os Mics Over mais perto dos pratos. Posicionar os Mics Over embaixo dos pratos também podem propocionar resultados interessantes.

3. Ian Matthews - Reino Unido, Kasabian
Eu deixo isso por conta dos meus engenheiros de som. Mas eu gosto de posicionar-los mais embaixo porque os mantém os microfones fora do raio de ação. E afinal de contas, a forma doprato em si, é como o cone de um alto alto falante.

4. Steve White - Reino Unido, Independente/Trio Valore
Para mim, á algo que não precisa ser esperto demais, dois ou mais bons Mics de Over e um microfone direcionado ao Prato de Condução e outro ao Chimbal, e uma boa relação com o pessoal que opera a mesa de som.

5. Gino Banks - India, Independente
Procuro não deixar os mics perto demais. E de uma maneira geral, busco obter bom som balanceado nos Mics de Over da esquerda e da direita.

6. Vasily Rudenko - Rússia, Elvira T
Não coloque os microfones no centro do prato. Use bons Microfones Overheads e coloque-os em um nível bem acima do chão, e também na mesma distância entre si e do centro da caixa.

7. Stephen Perkins - EUA, Janes Addiction
Sente-se com o seu engenheiro de som... Explique a sonoridade que deseja - o que você quer ouvir dele... E confie nele.

8. Simon Scheibel - Alemanha, Lake Cisco
Depende de que tipo de estilo você vai tocar ao vivo. Às vezes isso funciona com apenas dois Mics Over posicionados XY ou na posição "normal", como um à esquerda e outro à direita, e às vezes eu gosto de cada mic posicionado embaixo dos pratos!

9 Jason Bittner - EUA, Shadows Fall
Não microfone-os a menos que você realmente precise disso, não há nada pior do que um som com todos os pratos misturados. Os próprios pratos já costumam soar bem altos antes mesmo de precisar disso.

10. Daniel Platzman - EUA, Imagine Dragons
Você terá que perguntar ao Scott Eisenburg, nosso engenheiro de som. Suas mixagens soam muito bem!

11. Antonio Sanchez - EUA, Pat Metheny
Uma boa e equilibrada distância entre os microfones dos pratos de Condução e Ataques, de modo que você não obtenha nem som demais e nem de menos desses, e sim o suficiente.

12. Matt Greiner - EUA, August Burns Red
Nós usamos dois microfones Overhead e um microfone para o Chimbal, e o detalhe mais importante na verdade é a forma como os pratos respondem e quão tensionados estão nos apertos de suas presilhas. É tudo uam questão de gosto pessoal, mas eu prefiro os pratos ajustados com uma tensão mais média.

13. Toni Mateos - Espanha, Independente
Há muitas maneiras de microfonar no contexto "ao vivo", dependendo do estilo de música que estiver tocando. Para situações de "Jazz" eu gosto dos microfones captando todo o som do kit de bateria (pratos e tambores), posiciono-os tão alto que eu puder. Para situações de "Rock", eu gosto dos microfones um pouco mais perto dos pratos, para evitar captar "ruídos" ou "frequências indesejadas".

14. Jacopo Volpe - Itália, Vanilla Sky
Eu prefiro usar um único microfone para cada prato! Eu acho que é a melhor solução.

15. Darshan Doshi - Índia, Bollywood / Shankar-Ehsaan-Lory
Use dois microfones condensadores. Além disso, será perfeito se você puder microfonar o Prato de Condução separadamente.

16. Mike Gaspar - Portugal, Moonspell
Nossos técnicos costumam angular os microfones angular na parte inferior do meu Chimbal. Eu tenho 2 microfones Overheads R e L posicionados acima do kit para os pratos de Ataque e os Chinas. Meus Splashes tem um microfone direcionado cada, na frente para definição na captação, se não eles se perdem na mixagem dos microfones de Over. Os Ataques e os Chinas tomam muito mais espaço. No meu prato de Condução, depende se estamos em um festival ao ar livre ou um clube; onde ele poide ser microfonado na parte inferior ou superior, ou nem precisar de tudo isso. Ele soa muito muito alto!!!

17. Marito Marques - Portugal, Independente
Eu gosto dos microfones de Overhead próximos aos pratos. Eu mantenho ambos a uma distância considerável da caixa, desta forma eu posso tê-los perto o suficiente e captando o som dos pratos apenas, e ainda deixando o som respirar.

18. Gavin Harrison - Reino Unido, Porcupine Tree/King Crimson
Seja qual for a sugestão do engenheiro de som, apenas não mantenha os microfones muito perto de qualquer prato em particular.

19. Ash Soan - Reino Unido, Artista de estúdio
Eu apenas desejo ter os microfones modelo 414.

20. Ben Gordon - Austrália, Parkway Drive
Tenha um bom engenheiro de som!

* Matéria transcrita da sessão "Zildjian® Artist Buzz Roll", do Zildjian.com. O "Zildjian® Artist Buzz Roll" é um canal informativo oficial da Zildjian® com: conselhos, dicas, truques e material para entretenimento o qual coletamos com os artistas de nosso Cast mundo afora. A intenção é compartilhar experiências, fazendo com que a cada dia, bateristas se tornem melhores bateristas!

Para mais informações sobre toda a linha de pratos e acessórios Zildjian® disponível ao nosso mercado, acesse o site oficial da Zildjian® no Brasil exclusivo em português.

Esperamos você em nosso estande na RUA C4/C5 no pavilhão Vermelho!

Expomusic: 16 a 20 de Setembro.
Horários: dias 16, 17 a 18, das 13h as 21h - dia 19, das 11h as 21h, e dia 20, das 11h as 19h,
Local: Expo Center Norte: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, CEP 02055-000 - São Paulo - SP.

(Confira o Mapa abaixo!)

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

27/04/2018: Zildjian K Sweet ganha o Prêmio MIPA 2018!

14/11/2017: Zildjian® Low Volume L80 nas escolas!

06/11/2017: Um especial Zildjian® celebrando os 100 anos de Buddy Rich!

18/10/2017: As novidades que a Zildjian® apresentou na Expomusic 2017!

02/10/2017: A Zildjian® em contagem regressiva para a Expomusic 2017!

+ notícias