Artistas

Conheça os artistas brasileiros que usam Zildjian.

 

Athos Costa

 

Boka

 

Caio Cunha

 

Christiano Galvão

 

Cláudio Infante

 

Dinho Gonçalves

 

Dinho Leme

 

Duda Neves

 

Edu Vianna

 

Eduarda Henklein

 

Fabiano Manhas

 

Fred

 

Gabriel Azambuja

 

Gel Fernandes

 

Giba Favery

 

Guilherme Martin Cersosimo

 

Guto Goffi

 

Haroldo Ferretti

 

Igor Cavalera

 

Igor Willcox

 

Jean Dolabella

 

Jorge Gomes

 

Jorginho Gomes

 

Junior Vargas

 

Leo Rodriguez

 

Luis F. Capano

 

Marco da Costa

 

Max Kolesne

 

Pascoal Meirelles

 

Paulinho Fonseca

 

Pupillo

 

Rafael Barata

 

Ricardo Confessori

 

Robertinho Silva

 

Rubén Zúñiga

 

Sallaberry

 

Thiago Nogueira

 

Tito Oliveira

 

Williams Mello

 

Zé Eduardo Nazario

Edu Vianna

Baterista, produtor, engenheiro de som e sound designer, começou a tocar bateria aos 4 anos de idade e não parou mais. Estudou música no conservatório Carlos Iafelice e na Fundação das Artes de São Caetano. Participou de várias bandas de música instrumental, gravações de música para publicidade, gravações de discos para artistas populares e lançou três CDs autorais de nomes Lehmejum, Gaia e Jaguar. Trabalhou em NYC e Tóquio, onde desenvolveu seus conhecimento sem áudio e gravação. Especializou-se em sistemas de gravações digitais, escrevendo quatro livros sobre Protools, tornando-se instrutor certificado da Avid/Protools. Mestrado em Sound Designer pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente integra o quarteto de jazz comtemporâreo Quadro Negro, com o qual participa da gravação de seu primeiro DVD.

Utiliza bateria Premier, pratos Zildjian®, baquetas Zildjian®, peles Evans e hardware Gibraltar.

Time Line

1963 - Ingressa para a escola de iniciação musical da Professora Arlete

1975 - Participa da formação de bandas de rock do bairro e começa a se apresentar em bares e locais de música ao vivo

1978 - Inicia curso Superior em Psicologia, graduando-se em 1983

1979 - Ingressa no curso de formação musical da Fundação das Artes de São Caetano

1980 - Participa da formação de várias bandas instrumentais da época como Zona Sul, Zona Azul, Projeto Sputnik, InstrumenTAO, apresentando-se em várias casas de jazz e música instrumental no eixo São Paulo / Rio de Janeiro.

1981 - Participa da formação da Banda TAO, com produção de Paulo Borges, criador do Fashion Week SP.

1987 - Passou a se dedicar exclusivamente a atividade de músico profissional , tocando em turnês de vários artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Zé Geraldo, Maria Alcina, Ana Caram e outros.

1991 - Após uma temporada no Blue Note Osaka (Japão) com Ana Caram Quartet, fixou residência em Tóquio atuando como musico profissional em estúdios e shows por um ano e também com gravação em estúdios, onde desenvolveu conhecimento na área de gravação e mixagem.

1992 - De volta ao Brasil, passou a trabalhar em estúdios (Estúdio Nota por Nota, Schema Estúdio e Mosh) como engenheiro de gravação, mixagem e masterização, atuando em trabalhos de artistas renomados como Chico Cesar, Maria Rita, Clebe, Titãs e outros.

1995 - Lança o cd Lehmejum, de rock progressivo, gravado digitalmente ao vivo no estúdio de Rick Bonadio.

1995 - Passou a atuar como engenheiro de masterização de discos comerciais na Tecnologia Musical (Revendedor Autorizado Digidesign), utilizando Sistema digital Sound Tools da Digidesign e uma Audiomedia I. Passa a ser endorser da Zildjian, Evans, Premier e Gibraltar.

1996 - Contratado pela Tecnologia Musical para dar suporte e realizar instalações de sistemas, fez treinamentos de especialização em Pro Tools na Digidesign Head Quarter, Palo Alto, Califórnia e também na nova sede da empresa em Daly City, California (1997, 1998, 1999, até 2005). Participou de Treinamentos de Produtos realizados no Brasil para os Dealers Autorizados Digidesign, ministrados por especialistas vindos da Digidesign.

1997 - Lançou dois cds, Gaia e Jaguar, pela gravadora Alquimusic, onde atua como musico, produtor, engenheiro de gravação, mixagem e masterização.

1999 - Começou a escrever para a revista Áudio, Musica & Tecnologia, a convite de Sólon do Vale, uma coluna sobre Pro Tools, respondendo a e-mails sobre duvidas de usuários do sistema.

2003 - Escreveu três manuais de Pro Tools, versões 6.0, 6.9 e 7.1 do programa, através da Editora Áudio, Musica & Tecnologia.

2004 - Criou a Flat Consultoria em Sistemas, para atender a demanda de seus clientes e desenvolver serviços e contratos de suporte, cursos e treinamento corporativo. Além de seus clientes, atende as empresas Tecnologia Musical e Quanta realizando consultoria, workshops, treinamentos, suporte e instalações de sistemas de áudio digital e computadores Apple para estúdios profissionais em todo território nacional.

2006 - Iniciou um programa de cursos e treinamentos para iniciantes em Home Estúdios e Iniciação ao Áudio Digital.

2008 - Gravação e lançamento do DVD: Home Estúdio "Passo a Passo" - Contratado pela Waves Inc, empresa líder mundial no segmento de desenvolvimento e criação de softwares de processamento de áudio, como tradutor para o Brasil de material técnico e textos aplicados no site da empresa.

- Contratado pelo Universidade Anhembi Morumbi para lecionar as disciplinas de Áudio e acústica I e II no curso de Produção de Musica Eletrônica.

2009 - Contratado para lecionar no curso de Produção Musical nas matérias de Musica e Mixagem, Tecnologia MIDI, Tecnologia de Áudio, Gravação e Captação e Orientação de Projeto Interdisciplinar.

- Cria o quarteto Quadro Negro, formado pelo professores do curso de Produção Musical, que passa a desenvolver um projeto de musicas autorais e arranjos de musicas de outros autores do cenário pop nacional e internacional para música instrumental.

2010 - Conclusão de Mestrado em Design de Som pelo programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Anhembi Morumbi

2013 - Realiza a certificação de Avid Protools Instructor e inicia os cursos de certificação para usuários do software Protools.

2016 - Gravação do DVD Quadro Negro in Studio, no Estúdio Morsh, onde é realizado um concerto do quarteto tocando seu repertório atual instrumental.

- Preparação da turnê de lançamento do do DVD Quadro Negro In Studio.