Artistas

Conheça os artistas brasileiros que usam Zildjian.

 

Athos Costa

 

Boka

 

Caio Cunha

 

Christiano Galvão

 

Cláudio Infante

 

Dinho Gonçalves

 

Dinho Leme

 

Duda Neves

 

Edu Vianna

 

Eduarda Henklein

 

Fabiano Manhas

 

Fred

 

Gabriel Azambuja

 

Gel Fernandes

 

Giba Favery

 

Guilherme Martin Cersosimo

 

Guto Goffi

 

Haroldo Ferretti

 

Igor Cavalera

 

Igor Willcox

 

Jean Dolabella

 

Jorge Gomes

 

Jorginho Gomes

 

Junior Vargas

 

Leo Rodriguez

 

Luis F. Capano

 

Marco da Costa

 

Max Kolesne

 

Pascoal Meirelles

 

Paulinho Fonseca

 

Pupillo

 

Rafael Barata

 

Ricardo Confessori

 

Richard Bondan

 

Robertinho Silva

 

Rubén Zúñiga

 

Sallaberry

 

Thiago Nogueira

 

Tito Oliveira

 

Williams Mello

 

Zé Eduardo Nazario

Richard Bondan

Desde criança já demonstrava grande interesse pela bateria, mas começou sua caminhada na música tocando teclado (aos 13 anos de idade); a mudança do teclado para a bateria aconteceu naturalmente (aos 14 anos), pois o teclado não era sua preferência.


Junto a mudança de instrumento, veio um rápido desenvolvimento e já no primeiro ano de aprendizado, destacou-se em sua escola de música, onde fez o número principal do show dos alunos daquele ano. Junto ao desenvolvimento rápido, começaram a aparecer inúmeros convites para tocar; junto a esses convites, a sede por novas possibilidades só aumentava. Vários professores locais fizeram parte da sua trajetória, mas podemos destacar alguns de renome nacional, como Vera Figueiredo e Kiko Freitas.


A banda Quarteto Banho de Lua, formada por músicos veteranos da cena catarinense, o chamou para assumir as baquetas (em 1999). Do momento de sua entrada, até sua saída em (2013) passaram-se 14 anos, sempre com casas lotadas e shows competentes.


Nesse período, paralelamente as atividades do Quarteto Banho de Lua, foi convidado a participar da turnê do cantor Marcelo Nova (ex vocalista da banda Camisa de Vênus) pelo sul do Brasil, do cantor Charles Master (ex vocalista da banda TNT), e do cantor Vander Wildner (ex vocalista da banda Os Replicantes), acompanhou em um show o cantor Armandinho , além de integrar a banda Brazilian Pink Floyd (maior tributo ao Pink Floyd do Brasil) e banda Coda.


O Quarteto Banho de Lua chegou a gravar um single autoral (composição de Richard Bondan em parceria com Alexandre Green) chamado "Agora Tudo Vai Mudar" (pode ser conferido no link: https://soundcloud.com/quartetobanhodelua/agoratudovaimudarquarteto)


Há oito anos resolveu repassar o conhecimento adquirido e começou a ministrar algumas poucas aulas particulares. Seis anos atrás, organizou seus horários e resolveu dar aulas em escolas de música da região.


Em 2013 saiu do Quarteto Banho de Lua; deste momento em diante, paralelamente ao trabalho como educador musical, passou a organizar o evento "ORQUESTRA DE BATERIAS DE FLORIANÓPOLIS", que atualmente conta com mais de 480 participantes inscritos para a edição de novembro de 2018.


Também em 2013 montou o projeto Soul Zeppelin, com o intuito de trazer de volta toda a atmosfera mágica que o Led Zeppelin transmitia ao público em seus shows.
Em 2014 montou a Liverpool Project, com o objetivo de tocar a obra dos Beatles no Cavern Club de Liverpool.


Em 2015 foi convidado a fazer alguns shows com a banda veterana GET BACK (26 anos), onde no mês seguinte recebeu o convite e assumiu definitivamente as baquetas.



Áreas de Atuação



  • Organizador da "Orquestra de Baterias de Florianópolis";

  • Coordenador do Curso de Bateria da Escola de Música Rafael Bastos;

  • Baterista do "Especial Beatles da Camerata Florianópolis";

  • Desenvolvimento de Metodologia Para o Ensino Musical do Instrumento;

  • Baterista do "Ozz Estúdio de Criação Musical";

  • Baterista dos Projetos Musicais: Banda Get Back (Pop/Rock), Liverpool Project (Beatles Tribute), Soul Zeppelin (Led Zeppelin Tribute), Sanctuary (The Cult Tribute) e Banda Draconica (música autoral);

  • Workshops Didáticos;

  • Desenvolvedor de Produtos Voltados à Bateria.



Trabalhos atuais:


  • Banda Liverpool Project que em 2015, a convite do CAVERN CLUB de Buenos Aires (filial do Cavern Club de Liverpool, objetivo da criação da banda), fez a abertura e o encerramento da Beatle Week (Maior Festival Beatle da América Latina) no Cavern Club Argentino;

  • Banda Soul Zeppelin que em três anos de existência, já tem um DVD gravado (que foi lançado em novembro de 2016) e é considerada hoje o melhor tributo ao Led Zeppelin do Brasil.

  • Banda Get Back com 26 anos de estrada, com atuação em todo país; a Get Back faz em média 110 shows por ano;

  • Banda Sanctuary (The Cult Tribute) - O melhor e mais fiel Tributo a banda The Cult da América Latina.

  • Coordenação do Curso de Bateria da Escola de Música Rafael Bastos Cuidando de toda a parte pedagógica do curso, bem como a preparação dos professores e a captação de novos alunos e parceiros pra escola;

  • Orquestra de Baterias de Florianópolis - Organizador do maior evento de bateria da América Latina, que em 2018 contou com mais de 480 bateristas tocando no evento.

  • Camerata Florianópolis - Richard Bondan é baterista do projeto "Especial Beatles" da Camerata Florianópolis.



Ao longo desses vinte e cinco anos, já gravou mais de 10 CD´s e 2 DVD´s; atualmente está finalizando o processo de gravação das baterias do cantor, compositor e baixista Robson Dias e da sua banda (Draconica).