Dicas, Cuidados e Garantia

A Zildjian agora conta com garantia estendida de 2 anos!

A utilização, a escolha do modelo e a técnica de ataque corretos darão ao seu prato a longevidade que seu som e investimento merecem; prevenindo problemas aliados ao uso incorreto do equipamento, fazendo com que seu Zildjian® te acompanhe por muitos anos.

*A garantia estendida de 2 anos é válida para pratos importados pelo distribuidor oficial da Zildjian® no Brasil (Pride Music) e adquiridos em revendas oficiais com comprovação através de nota fiscal de compra do produto que não apresentarem características de mau uso do equipamento.

Dicas para o melhor aproveitamento do seu prato Zildjian

COMO CUIDAR DE SEUS PRATOS ZILDJIAN®?

Os pratos Zildjian® são fabricados com precisão. Sua expectativa de vida depende em grande parte do uso adequado do equipamento. Os cuidados corretos e boa técnica farão seu prato durar por mais tempo. O cuidado ajuda a manter a integridade musical do prato. Mau uso, negligência e tocar incorretamente, contribuem para a fadiga da liga de metal, diminuindo a qualidade tonal e até mesmo causando rachaduras no prato.

Siga estas cinco orientações para garantir uma vida longa para seus pratos Zildjian®:

1. TOQUE CERTO

Evite atacar os pratos diretamente em sua borda. Especialmente Crashes e Splashes devem ser atingidos com baquetadas como se fossem golpes de raspão, na parte superior-central do prato. Uma ligeira torção do pulso também ajuda a evitar quebras e permite que você tire mais som de seu prato.

Zildjian Brasil

2. ESCOLHA O PRATO CERTO

A característica do som de um prato Zildjian® é determinada pela sua liga, tamanho, forma, martelamento e torneamento. Forçar um prato a produzir o volume além do seu alcance causará rachaduras. Há pratos Zildjian® para cada estilo de música. Dentro de cada família e linha de pratos, você encontra o modelo ideal para seu som. Combine seu prato com as suas necessidades específicas de timbre e estilo.

3. PROTEJA O SEU PRATO

a) Sempre carregue seus pratos em um bag de pratos acolchoado ou case de proteção.
b) Guarde-os imediatamente em local adequado sempre que você desmontar sua bateria.
c) Quando os pratos não estão em uso por períodos prolongados, envolva-os separadamente com um pedaço de pano para proteger as suas bordas e superfícies.
d) Mantenha os pratos longe de calor ou frio extremos.

4. EVITE O CONTATO DE METAL COM METAL

Ao montar seus pratos coloque um nylon resistente ou luva de borracha em torno da haste da estante de pratos, evitando deformações e rachaduras no furo central. Sempre utilize feltros na parte superior e inferior, entre a borboleta e a base do apoio do prato na estante. Conheça a sequência e os acessórios corretos para montagem do prato na estante e máquina de chimbal.

Zildjian Brasil

5. MANTENHA OS PRATOS SOLTOS

Não aperte demais a borboleta da estante. Isso pode causar rachaduras ao redor do furo central. Além disso, o prato muito apertado não irá vibrar livremente e muitas vezes soará abafado e sem timbre. Para o chimbal, prenda o prato superior de forma que permita movimentos livres.

Zildjian Brasil

6. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Para garantir aos pratos melhor aparência por mais tempo, use luvas ou flanela ao manuseá-los. Para remover manchas de dedos ou marcas de baquetas, use apenas os materiais de limpeza recomendados pela ZILDJIAN: Cymbal Cleaning Cream, ZBT Cymbal Cleaner ou Liquid Cymbal Cleaner. Evite o uso de qualquer outro tipo de cera ou polidor.



7. LIMPEZA E MANUTENÇÃO (PRATOS KEROPE)

Os pratos da série KEROPE foram fabricados no USA através da utilização de um processo especial que lhes confere sua aparência e características totalmente diferenciadas. Variações na tonalidade do acabamento, marcas de martelamento e corrosão fazem parte da sua característica única. Os pratos da série KEROPE foram submetidos a um processo de envelhecimento; sendo responsável pela sua tonalidade e características diferenciadas.

DESSE MODO, NUNCA LIMPE O SEU PRATO KEROPE UTILIZANDO UM PRODUTO LIMPA-PRATOS OU DE QUALQUER OUTRA NATUREZA. ISSO PODERÁ AFETAR DE FORMA INDESEJADA O ACABAMENTO DO SEU PRATO. PARA O CORRETO PROCEDIMENTO DE LIMPEZA, UTILIZE APENAS UMA FLANELA SECA E LIMPA.

Seu prato rachou? Saiba quando a garantia contempla o seu Zildjian®.

Ilustraremos abaixo alguns exemplos de avarias em pratos, alternando entre casos que foram cobertos pela garantia, aos casos em que a garantia não se aplicou ao tipo de dano apresentado:

- Caso #01: Prato "COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

- Caso #01: Prato "NÃO COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

- Caso #02: Prato "COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

- Caso #02: Prato "NÃO COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

- Caso #03: Prato "COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

- Caso #03: Prato "NÃO COBERTO" pela Garantia:

Zildjian Brasil

A idéia acima é apenas fazermos um comparativo e diferenciar os tipos de fissuras de acordo com a avaliação dos laudos técnicos aplicados aos pratos apresentados. Lembrando que a maneira como você usa o seu prato influencia diretamente no comportamento sonoro e vital do seu Zildjian®. E para que você usufrua do melhor desempenho possível, é importante que siga as orientações da sessão anterior.

Confira vídeo com dicas e cuidados com o seu Zildjian®!

Com o intuito de ilustrar ainda mais as informações dispostas nessa série de publicações, gravamos um vídeo com o músico Igor Willcox - nosso endorser Zildjian® e também especialista de produtos KORG® - dando mais dinamismo e vida a uma espécie de tutorial para todos os bateristas, iniciados e não iniciados, de todos os estilos e principalmente aqueles que priorizam o conhecimento, a informação e a qualidade, prezando sempre pela mítica resistência e sonoridade dos pratos Zildjian®: